Skip to main content

Find a Focusing Professional - Guilherme Tostes

Biography

Guilherme Wykrota Tostes (Ph.D.) (offical website click here)

Psicólogo clínico (desde 2007) possui mestrado e doutorado na área também da psicologia clínica. Desenvolve pesquisas ligadas ao Grupo de Pesquisa do CNPQ “Atenção Psicológica Clínica em Instituições: prevenção e intervenção”. Professor e supervisor de estágio da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Coordenador de duas Pós Graduações Lato Sensu nesta mesma instituição. 

Sobre sua vida pessoal, gosta muito de atividades silenciosas na natureza, principalmente caminhadas em serras ou montanhas. Pode dedicar muito tempo contemplando horizontes. Busca refletir e cuidar de questões que poderiam trazer uma melhor qualidade de vida para a população em geral. Gosta muito de poesia, principalmente da autora Cecília Meireles.

Fundou em 2008 a Rede de Atendimentos Psicológicos Sociais . Rede que tem o objetivo de oferecer atendimento psicológico e psiquiátrico para pessoas que não possuem recursos financeiros, tendo até hoje atendido mais de 7.000 casos. 

Fundou em 2014 o Instituto Sapientia Cordis na cidade de Belo Horizonte, com o propósito de oferecer formação em Focalização. Este instituto tem se dedicado para difundir práticas psicológicas que têm como fundamento a Fenomenologia,  Psicologia Humanista ou Existencialismo. Em 2019,  criou um núcleo desse Instituto dedicado exclusivamente à difusão da Focalização no Brasil, chamado Focalização Brasil. Além de tentar divulgar esses conhecimentos, o Instituto visa oferecer acessibilidade ao conhecimento para pessoas com dificuldades econômicas oferencendo bolsas, tratando de forma desigual a desigualdade. 

Atua como psicólogo clínico há mais de 15 anos atendendo em seu consultório na cidade de Belo Horizonte (MG), utilizando da fenomenologia como método de escuta. É coordenador de dois cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais sendo um em Fenomenologia, Psicopatologia e Saúde Mental, e outro em Psicoterapia Humanista Fenomenológico Existencial  (com foco na Abordagem Centrada na Pessoa e Psicoterapia Orientada à Focalização). Desenvolveu seu mestrado pesquisando o sofrimento de pessoas que se auto lesionam (sofrimento borderline). Em seu doutorado pesquisou a partir da perspectiva fenomenológica, o sofrimento de pessoas com diagnóstico de bipolaridade. Atuou como psicólogo clínico no serviço de saúde mental italiano em Milão na “Unità di Psichiatria G. Salvini (2011).

Gerenciou o Depto. de Psicologia Clínica e coordenou o Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital Espírita André Luiz (HEAL) (2012-2018). Em 2014 implementou neste hospital juntamente com a diretoria, um Protocolo de Procedimento Operacional Padrão para Intervenções em Crises Psicológicas Agudas de heteroagressividade ou autogressividade. Neste protocolo estava previsto que  o psicólogo deveria ser o primeiro profissional a intervir nos momentos de crises evitando e/ou reduzindo assim, o número de contenções físicas e/ou químicas, ou mesmo seu fator traumatizante quando essas eram necessárias. O sucesso dessas intervenções que eram baseadas no pensamento de Eugene Gendlin e Carl Rogers está descrito no artigo:  Psychological Intervention in Psychotic Crisis: a person-centered approach.

Clique aqui e leia a entrevista realizada com Guilherme que foi publicada no Jornal Internacional de Focalização, em Novembro de 2022.

Given Name
Guilherme
Surname
Tostes
Business Name
GUILHERME WYKROTA TOSTES
Phone
+55 31 9997-5035
City
Belo Horizonte, MG
State/Province
MG
Country
Brazil
Certification(s)
Certified Focusing Professional, Coordinator, Focusing Trainer, Focusing-Oriented Therapy
Coordinator (Can certify through the Institute)?
Can Certify in Focusing
Coordinator-in-Training (CiT)
Focusing-Oriented Therapy (FOT)?
Practices Focusing-Oriented Therapy
Services Offered
Couples Sessions, Individual Sessions, Online Sessions, Phone Sessions, Research, Trainer Training
Credential(s)
PhD, Professor
Language(s) Spoken
English, Italian, Portuguese, Spanish
Areas of Interest
Addiction, Adults, College Students, Couples, Mental Illness